Dica de digitalização: Melhore a Orientação do Scanner
Depois de iniciar a digitalização, o scanner irá captar imagens em série, alinhar as características nas imagens 2D e uni-las na geometria digitalizada imediatamente.
Para obter uma digitalização completa, a orientação do scanner é a chave. O scanner 3D orienta-se através do reconhecimento das características na superfície.
As características notáveis são usadas como pontos de referência para se juntar à imagem de profundidade.
No entanto, o scanner pode não se orientar corretamente ao digitalizar os alvos com superfície lisa. E, portanto, irá resultar em ” perda de rastreamento“, e pode levar à digitalização incompleta.
No entanto, ainda é possível conseguir uma boa digitalização, mesmo quando digitalizando o alvo com superfície lisa. Leia as seguintes dicas sobre como lidar com os alvos com menos recursos para orientação.
Dica 1: Adicione recursos a uma superfície lisa
Vídeo de Demonstração: Modo Cabeça
Para o scanner 3D, cabelos lisos simples é um desafio para se orientar. Neste caso, recomenda-se colocar alguns acessórios na cabeça para uma melhor detecção de orientação.
Dica: Ter o cabelo preso também pode melhorar a orientação.
Vídeo de Demonstração: Modo Objeto
O objeto exemplar tem uma superfície inexpressiva durante a digitalização de um ângulo paralelo. Para uma melhor orientação do scanner, recomenda-se colocar outros objetos sobre o alvo como pontos de referência.
Dica: Ajustar o posicionamento do alvo da digitalização, como estabelecer o objeto em forma de
cilindro, pode melhorar a precisão da localização do scanner.
Dica 2: Coloque outros objetos ao redor do alvo da digitalização
Vídeo de Demonstração: Modo Cabeça
Penteado simples é um desafio para a digitalização. Neste caso, você pode digitalizar o objeto ao redor da cabeça, como colarinho e ombros, para melhorar a orientação da digitalização.
Vídeo de Demonstração: Modo Objeto
Ao digitalizar objetos com superfície lisa ou sem características em relevo de forma significativa, de objetos adicionais podem ser usados em torno como pontos de referência para melhorar a precisão de localização do scanner.
Dica: Os objetos adicionais adicionados como referência a pontos de scanner podem ser apagados usando o software de edição de malha 3D.
Dica 3: Use a área digitalizada como os pontos característicos para a superfície suavemente ondulada
Vídeo de Demonstração: Modo Cabeça
Na digitalização de objetos ou alvos de cor escura com a superfície inexpressiva em alguma área, o scanner pode perder o rastreamento devido à falta de orientação.
Neste caso, recomenda-se digitalizar as áreas com características mais visíveis que são mais fáceis para digitalizar. E use a área digitalizada como os pontos de referência para a digitalização da zona sem características.
Nota: A cor ou textura na superfície não irá funcionar como ponto de referência para a
digitalização. Para um objeto colorido com superfície sem características, ainda é difícil a
orientação do scanner. O scanner 3D funciona melhor sobre o alvo com mais recursos.
Dica 4: Altere o ângulo de visão do scanner para um ângulo agudo na extremidade da superfície plana
Vídeo de Demonstração: Modo Objeto
A imagem em tempo real aparece vertical somente quando o scanner está na horizontal. Assim, para um processo de digitalização mais intuitivo, será melhor manter o scanner horizontal.
No entanto, alterar o ângulo de visão do scanner para digitalizar de uma visão paralela é necessário para a digitalização de alguns recursos. Isto é especialmente útil para digitalizar o ângulo agudo na extremidade da superfície plana, uma vez que pode evitar que o scanner desoriente.
Nota: No modo objeto, o scanner deve ser mantido em posição horizontal, a fim de se focar e começar a digitalização. A direção do scanner pode ser mudada como necessário depois de iniciar a digitalização.